Se há 10 anos vivíamos a situação de não conseguir ver o filme desejado pelo fato dele já ter sido retirado na locadora de fitas VHS ou DVDs e assim, vinham outros lançamentos e a gente esquecia daquele filme. Até que um dia lá estava ele, disponível na prateleira da locadora, e mesma sem aquela vontade de outrora você decide ver o filme e percebe que é um dos melhores filmes que você viu num longo período.
Hoje, na era digital, dos downloads (legais ou piratas) essa situação ainda ocorre, mas não mais pela falta disponibilidade e sim pela grande quantidade de filmes disponíveis! Assim foi com A Conversação, filme do diretor Francis Ford Coppola (de Poderoso Chefão e Apocalipse Now), que por muitas vezes negligenciei no catálogo do Netflix e, somente nesta semana, descobri com fascínio a obra-prima que é.
O filme capta a época da inserção da tecnologia nos serviços de vigilância e escuta e traz no seu protagonista (Gene Hackman, impecável) um profissional atormentado por gravar conversa de um casal que indica que vai ocorrer um assassinato. Com uma excelente fotografia de uma San Francisco no seu auge na década de 70, Coppola sutilmente vai inserindo na trama todas as implicações que a conversa gravada podem despertar, finalizando num grande clímax, revelador e surpreendente.
E você, possui uma história semelhante, de um filme que assistiu por acaso e se revelou excelente?
Nota: 5/5