Engenheiros do Hawaii: como definir ?

 

Eis que na década de 80 os Engenheiros do Hawaii ganharam voz, saíram das fronteiras do Rio Grande do Sul e alcançaram o Brasil, nas rádios, televisões e LP’s. Isso tudo, somado as letras inconfundíveis das músicas da banda gerou (e ainda gera) uma grande dúvida sobre a qualidade das músicas. Criou-se uma cultura de “Ame ou Odeie” para o grupo de rock.

Precursores do que vemos mais recentemente com o Los Hermanos, os Engenheiros também foram pioneiros em causar no grande público essa divisão: enquanto uns achavam que ritmo e letras do Humberto Gessinger estavam entre as 7 maravilhas do mudou, outros o viam como um fanfarrão oportunista que apenas sabia fazer rima. Se até hoje essa discussão perdura, imaginem se na época existissem Twitter, Facebook e afins?

Como na música, e nas artes de modo geral, nada é definitivo e tudo é muito pessoal não há resposta certa para como classificar a banda. Creio que alçar eles ao status de gênio é algo para fãs, mas qualquer ser humano racional precisa reconhecer que a facilidade de falar sobre amor, política, guerra e alienação numa mesma música, fazendo ela soar bem, sem se tornar tediosa é algo para poucos.

Dentre vários exemplos de astúcia das composições fica o meu registro para as músicas O Papa é Pop e Perfeita Simetria, que abrem e encerram respectivamente um disco da banda (além desse post para referenciar bem) e possuem a mesma melodia, os mesmo acordes. Exatamente iguais. Apenas as letras as diferenciam, ao mesmo tempo que as tornam icônicas. Se uma fala do consumismo, da geração Coca Cola, da mídia televisiva, a outra busca solucionar um problema amoroso. E você, sabia disso tudo? Não?! Então escute as duas nesse post e compare. E nesse meio tempo decida-se: para você, qual o valor dos Engenheiros do Hawaii?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s